Avançar para o conteúdo
Home » News » Porta-chaves de bioplástico

Porta-chaves de bioplástico

O BioLab Lisboa e o FabLab Lisboa uniram-se na criação deste porta-chaves que acabaste de receber na Noite Europeia dos Investigadores de 2022! Sabias que é feito de bioplástico?

Diariamente usamos plástico em garrafas, sacos das compras, talheres ou copos descartáveis, em embalagens e tantos outros exemplos. Uma grande parte destes plásticos acaba, inevitavelmente, nos oceanos. Muitos deles demoram mais de 400 anos a degradar-se e a poluição por eles causada traz consequências negativas para a vida selvagem e humana. Estes problemas fizeram com que se começassem a explorar os BioMateriais como uma  alternativa mais sustentável.

Este bioplástico foi produzido no BioLab através de gelatina. Posteriormente, ganhou forma no FabLab através da cortadora laser! É totalmente biodegradável, basta colocá-lo na água e ele desaparecerá passado pouco tempo.

Segue as instruções da figura ao lado para poderes criar os teus bioplásticos em casa! E não te esqueças de seguir o FabLab e o BioLab nas redes para ficares a par dos projetos e atividades que surgem nesta área.

FabLab Lisboa