Avançar para o conteúdo
BioLab Lisboa

Workshop de Fotografia Comestível

9988 9988 people viewed this event.

com Sofia Silva e Paula Lourenço, Associação Tira-Olhos + BioLab Lisboa

A partir dos 16 anos.

Neste workshop vamos demonstrar como combinar o ágar-ágar (composto polissacarídeo extraído de alguns géneros de algas vermelhas) com corantes naturais, de modo a produzir suportes fotossensíveis, com os quais iremos fazer fotografia viva, lenta, efémera e comestível.

Durante a demonstração será possível criar imagens em suportes previamente preparados, observando a formação da imagem fotográfica, bem como experimentar a preparação do suporte.

Esta é uma oportunidade de ligar a produção artística ao local onde ela é feita – neste caso o estuário do Tejo de onde podemos recolher algas vermelhas e destas extrair o agar-agar, embora estas não sejam tão abundantes como outras.

Há também uma ligação “comestível” e não inocente com a programação da tarde onde haverá ocasião para uma degustação de sabores do mar: através da cocriação de uma Caldeirada do Tejo, e que requer marcação via o nosso Eventbrite.

O workshop terá lugar no Contentor da Biblioteca do Parque Ribeirinho Oriente (Braço de Prata) do lado esquerdo do Contentor do Café Lamiré, ver mapa/foto acima

Associação Tira-Olhos

A Tira-Olhos é uma Associação de Fotografia Experimental criada em 2019 e, desde então, dedicada aos processos fotográficos históricos, experimentais e alternativos, praticando maioritariamente fotografia lenta e sem-câmara.
As obras criadas são o resultado de processos de impressão por contacto com elementos naturais (plantas, fungos, outros vestígios naturais, etc.), recurrendo a diversas técnicas fotográficas (papel salgado, cianotipia, luminograma, antotipia, etc.), sobre as quais incidem posteriormente processos de manipulação química e física.

Para além do trabalho realizado em colaboração com artistas e instituições e do programa de oficinas dedicadas aos processos fotográficos com e sem câmara (que realizamos dentro e fora de portas), desenvolvemos trabalho autoral, que apresentamos em contexto expositivo.

Formadoras:

Paula Lourenço

Licenciada em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar, onde durante uma década foi docente da componente laboratorial de unidades curriculares relacionadas com os processos históricos e alternativos de impressão fotográfica.

Desde 2007 realiza workshops de processos históricos (Casa-estúdio Carlos Relvas; Carpe Diem – Centro de arte e pesquisa, Universidade Lusófona, ArCo), bem como formações de curta duração para crianças e jovens.

Tem colaborado com o atelier LUPA em cursos, trabalhos de impressão em processos não convencionais, digitalização e edição. Ao longo dos anos tem participado em projetos artísticos (No true magic de A Jigsaw – Imagem e impressões sobre madeira, com Sofia Silva e Miguel Duarte; Ampliador de Associação Fosso de Orquestra, impressão sobre vidro das imagens projetadas no espetáculo).

Actualmente dá formação na escola ETIC, em Lisboa, integrando também o corpo docente da Licenciatura em Fotografia, bem como do Mestrado em Fotografia da Universidade Lusófona de Lisboa.

É co-fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental.

Sofia Silva

Licenciada em fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar (2008), mestre em Belas-Artes (2011) pela Glasgow School of Art (curso que frequentou enquanto bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian) e doutorada em Ciências da Arte pela FBAUL (2018).

Entre 2011 e 2017 leccionou no Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar. Entre 2014 e 2020 foi formadora na ETIC. Entre 2018 e 2023 integrou o corpo docente da Licenciatura em Fotografia da Universidade Lusófona, tendo participado na fundação do curso de Mestrado em Fotografia dessa mesma instituição.

É fundadora e editora da plataforma digital Nihilsentimentalgia, espaço onde desde 2008 se dedica a pensar sobre cultura visual. Tem diversos ensaios teóricos publicadas em livros e catálogos.

Entre 2016 e 2019 coordenou a publicação Propeller, criada pelo colectivo Hélice.

É co-fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental e criadora do programa CELEMA

Em conjunto com Paula Lourenço, tem vindo a expôr a sua obra, destacando-se a exposição Do Princípio do Mundo (Seixal, 2023) e Ontem a Lua Tapou o Sol (Chamusca, 2023).

 

Date And Time

2024-09-29 @ 10:00 to
2024-09-29 @ 14:00
 

Event Types

 

Event Category

Share With Friends