Maurizio Martinucci (TeZ)

Maurizio Martinucci (TeZ)

Maurizio Martinucci (aka TeZ) é um artista interdisciplinar italiano e pesquisador independente baseado em Amsterdão. Usa a tecnologia como meio para explorar os efeitos percetivos e a relação entre som, luz e espaço.
TeZ concentra-se principalmente em composições generativas com som espacializado para performances ao vivo e instalações. Nos seus trabalhos, adota software e hardware desenvolvidos por medida, apresentando técnicas originais de sonificação e visualização para investigar e ampliar fenómenos vibracionais subtis.
Nos últimos anos, a sua pesquisa estendeu-se à conceção e criação de estruturas arquitetónicas específicas e métodos não convencionais de propagação de som e luz, para aumentar a imersão e a perceção multissensorial. TeZ também é o fundador da plataforma ‘Optofonica’ para a Synesthetic Art-Science de Amsterdão e é membro da lendária banda industrial Clock DVA. Faz ainda parte do SHAPE, uma plataforma de música e arte audiovisual inovadora, apoiada pelo programa Creative Europe da União Europeia. Colabora também com o grupo Hackteria.