Avançar para o conteúdo
NEBFCUL, A4F, BioLab Lisboa

Biotech Bootcamp

608 608 people viewed this event.

Nos dias 24, 25 e 26 de maio o BioLab Lisboa organiza, em colaboração com o Núcleo de Estudantes de Biologia da FCUL, e em parceria com a empresa A4F, o Biotech Bootcamp.

Este evento oferece aos participantes a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os avanços mais recentes em biotecnologia e adquirir conhecimentos sobre técnicas como a edição genética CRISPR/Cas9, extração e sequenciação de DNA, e microalgas, junto de especialistas.

No dia 24 de maiona FCUL, das 17h às 20h, os participantes terão a oportunidade de assistir uma palestra acerca de Segurança Biológica e de realizar um workshop prático de CRISPR/Cas9. 

No dia 25 de maiona FCUL, das 17h às 20h, o foco será no workshop DNA Sequencing, onde os participantes adquirem conhecimentos práticos sobre extração de DNA, PCR e sequenciação.

No dia 26 de maiono BioLab Lisboa, das 17h às 20h, terá lugar o workshop Microalgas: o que são, para que servem e como produzir, em parceria com a empresa A4F.

Os participantes devem trazer bata de laboratório para esta atividade, em ambas as instalações. 

FORMADORES

Ana Vila Santa
CRISPR/Cas9
Doutorada em Bioengenharia, durante o seu percurso de investigação a Ana especializou-se em Biologia sintética e engenharia metabólica. Com o objetivo de criar alternativas microbiológicas a processos poluentes estabelecidos na indústria petroquímica, dedicou-se à criação de novas vias metabólicas em leveduras e bactérias. Atualmente trabalha na área da biologia molecular aplicada à deteção de microrganismos,  mantendo o seu entusiasmo pela microbiologia! 

Pedro Pascoal
DNA Sequencing
Graduado em Biologia e Ciências Biofarmacêuticas, durante a sua formação, concentrou-se no estudo da doença de Esclerose Múltipla, onde apurou o seu gosto pela biotecnologia. Atualmente, o Pedro é especializado em genómica e sequenciação de última geração, trabalhando com um vasto leque de amostras e matrizes. Está envolvido em diversos projetos de vigilância biológica e contribuiu para a deteção das variantes de Sars-Cov-2 circulantes em Portugal durante a pandemia. Para o Pedro sequenciação do DNA é uma janela fascinante para desvendar os segredos da vida, e como cientista, a oportunidade de decifrar essas informações é a sua paixão.

Edgar Santos
Microalgas: o que são, para que servem e como produzir
Edgar Santos obteve o seu doutoramento em Engenharia de Processos pela Universidade de Toulouse – Instituto National Polytechnique de Toulouse e a licenciatura em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa. Na A4F, juntou-se à equipa sénior de engenharia, com foco em engenharia de fotobioreatores e trabalho de I&D para vários projetos europeus, implementação da Unidade Piloto de Lisboa e produção industrial de microalgas. Em 2016, Edgar liderou a área de desenvolvimento de negócios da A4F e, em outubro de 2017, aceitou o cargo de Diretor do ALGATEC Eco Business Park, um local projetado para acolher empresas e projetos empreendedores no setor das algas e microalgas. Edgar possui um vasto conhecimento e experiência em atividades de desenvolvimento de projetos, tendo integrado vários projetos nacionais e europeus de I&D, e é especialista no design e implementação de unidades de produção de microalgas em escala industrial. Atualmente, é Membro da Administração da A4F.

Event registration closed.
 

Date And Time

2023-05-24 @ 17:00 to
2023-05-26 @ 20:00
 

Registration End Date

2023-05-23
 

Event Types

 

Event Category

Share With Friends