Preparados para uma semana dedicada à biologia sintética, cozinha molecular, biomateriais e bioarte? NOVA DATA: de 4 a 8 de Julho o BioLab Lisboa será palco do evento Young Creators, uma semana onde poderás aprender sobre as técnicas inerentes às temáticas abordadas, colocando as mãos na massa.
O programa Young Creators – BioLab Edition é um workshop que pretende incentivar a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias, através do conhecimento nas áreas das Ciências, Tecnologia e Arte. Durante cinco dias vai ser possível explorar a pintura com bactérias de forma segura e adquirir de uma forma prática e divertida conhecimentos relacionados com a produção de bioplásticos, cozinha molecular, genómica e bioprocessos.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com a Universidade de Lisboa, é uma oportunidade única com conteúdos de excelência para adquirir de uma forma prática e divertida conhecimento relacionados com as áreas STEAM:
- 🧬 Biologia Sintética: produzir bactérias coloridas
- 🧫 BioArte: pintar com bactérias
- 🌱 BioMateriais: da produção de bioplásticos à sua degradação
- 🧋 Cozinha Molecular: caviar de fruta
- 🥼 Genómica: o DNA da kombucha
- 🧪 BioProcessos: a magia da fermentação
O preço do bilhete incluí lanche da manhã.
FORMADORES
Margarida Lopes
Graduada em Biologia Celular e Biotecnologia e em Ciências Biofarmacêuticas, com experiência na promoção de workshops em Biologia Sintética, BioMateriais e Cozinha Molecular. Trabalha como Gestora de Projetos no BioLab Lisboa, coordenando as suas atividades em diversas áreas. O objetivo da Margarida no BioLab é educar os cidadãos de Lisboa para a resiliência da cidade através de workshops como, por exemplo, “De Resíduos a BioPlásticos”, abordando a poluição por plástico e transformando resíduos orgânicos em materiais exploratórios sustentáveis.
Pedro Pascoal
Graduado em Biologia e Ciências Biofarmacêuticas, durante a sua formação, concentrou-se no estudo da doença de Esclerose Múltipla, onde apurou o seu gosto pela biotecnologia. Atualmente, o Pedro é especializado em genómica e sequenciação de última geração, trabalhando com um vasto leque de amostras e matrizes. Está envolvido em diversos projetos de vigilância biológica e contribuiu para a deteção das variantes de Sars-Cov-2 circulantes em Portugal durante a pandemia. Para o Pedro sequenciação do DNA é uma janela fascinante para desvendar os segredos da vida, e como cientista, a oportunidade de decifrar essas informações é a sua paixão.