BIOLAB LISBOA

A Construir a Cidade do Futuro

O BioLab Lisboa é um laboratório de Ciência Cidadã que tem como objetivo implementar um Ecossistema de Inovação Aberta, Multidisciplinar e posicionar Lisboa como Capital Europeia para a Integração do conhecimento STEAM. Equipado para receber áreas desde a Biologia Sintética aos BioMateriais, este é o sítio ideal para cocriar novos conceitos para a cidade de Lisboa com base no conhecimento Biotecnológico. Através de diversas atividades, os seus utilizadores podem aprender, aplicar e concretizar.

APRENDER
O programa de workshops abrange diversas áreas desde a Biologia Sintética à BioArte, passando pelos BioMateriais. Através de uma metodologia hands-on é possível aprender novas técnicas e conceitos colocando, literalmente, as mãos na massa.
APLICAR
Os Open Days são uma boa oportunidade para experimentar e aplicar conhecimentos, uma vez que tens espaço para realizar a tua própria experiência. Também podes optar por agendar uma visita ao espaço ou acompanhar projetos que estejam a decorrer.
CONCRETIZAR
Estás pronto para levar a tua ideia mais além? Participa nas Calls para projetos BioLisboa – desenhadas em conjunto com os parceiros da nossa rede e dedicadas à resolução de desafios por eles lançados. Os projetos vencedores recebem as ferramentas necessárias para a sua concretização!

Queres ser voluntário no BioLab?

FAQ

Ficamos felizes por perguntares! Neste momento existem duas maneiras de fazer parte e de apoiar o BioLab Lisboa:

Sim! Podes aproveitar os Open Days para realizar uma atividade específica, desde que devidamente identificada no formulário de inscrição e aprovada pela equipa BioLab. 

Não! Nenhuma formação científica ou conhecimento técnico é exigido para participar em workshops, eventos e Open Days. Na verdade, a maioria dos participantes dos nossos workshops e eventos são novos nas áreas da Biologia e da Biotecnologia, e é nossa missão garantir que nossa programação seja acessível e empolgante para todos os cidadãos.

A menos que seja dito o contrário, utilizadores com idade inferior a 13 anos não podem participar autonomamente nas atividades do BioLab Lisboa. No entanto, existem programas e atividades especificamente pensadas para crianças com idade inferior a 13 anos.

As nossas atividades são tipicamente presenciais para que possas colocar “as mãos na massa” e aprender as técnicas utilizadas nas diversas áreas que abordamos.

Os nossos workshops incluem diversas áreas, desde a Biologia Sintética e a Genómica, até à BioArte e BioDesign, passando pelos BioMateriais e pela Gastronomia Molecular! Valorizamos a multidisciplinaridade e esforçamo-nos para fornecer uma programação que reflita a ampla gama de interesses e experiências da nossa comunidade.

Entendemos que os imprevistos acontecem e oferecemos reembolsos até 7 dias antes da data do evento.